Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de abril de 2003

Autocrítica quae sera tamen

Tenho um casal de amigos muito querido. Há alguns anos, quando o filho mais velho deles tinha pouco mais de dois anos, a mãe me contou, rindo, que ao levar uma bronca, o guri virou para ela e disse: “quem você pensa que é para falar assim comigo”. Fiquei pensando em quantos pedaços a Dona Lila teria me partido se eu algum dia pensasse em responder assim...

Mas o motivo dessa divagação foi uma excelente entrevista publicada hoje no Globo com a psicóloga Maria Thereza de Aquino. Ela admite que a psicologia errou ao pregar durante décadas que não se deveria contrariar as crianças. E ainda cria uma expressão para o que surgiu desse erro: infantocracia. Pais omissos cujos filhos, hoje apenas desobedientes, vão tacar fogo em mendigos ou até nos próprios pais no futuro.

Nenhum comentário: