Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de abril de 2004

Walace de saias

Depois de sua recente e lucrativa experiência na ficção religiosa, Mel Gibson estaria voltando ao épicos históricos e, a exemplo de "Coração Valente", explorando o filão de rebeldes das Ilhas Britânicas.

Segundo a revista inglesa Empire, a Icon, produtora de Gibson, estaria preparando o filme "Warrior" (Guerreira), baseado na história de Boadicea, rainha dos icênios, uma etnia celta da Grã-Bretanha. Segundo biógrafos, por volta de 60 E.A., o marido dela morreu deixando a soberania e as propriedades para as filhas, mas pagando um pesado tributo a Roma, então governada por Nero. Apesar dos bens deixados para o Império, tropas romanas invadiram o território icênio, torturaram Boadicea e estupraram-lhe as filhas.

O ataque aos icênios provocou um levante das demais tribos (potenciais alvos da truculenta pax romana), sob a liderança da já liberta Boadicea. Segundo cronistas, ela reuniu um exército de cem mil guerreiros, arrasou Camulodunum (hoje Colchester) e simplesmente riscou do mapa Londinium, sobre cujas ruínas ergue-se a moderna Londres. No fim das contas, seu exército não foi páreo para as bem treinadas Legiões. Ela foi vencida nas colinas perto de Verulamium (hoje St. Albans). Historiadores romanos contam que ela e as filhas sobreviveram à batalha e mataram-se depois, sendo enterradas com toda a pompa da tradição celta.

A reportagem diz que a Icon está dando uma alteradinha na história, transformando a rainha viúva numa jovem camponesa que se torna líder militar e é chamada de rainha depois de morta. Mais para Joana D'Arc, mas tudo bem.

Boadicéia está em alta, aliás. Além da mini-série (disponível aqui em DVD) e do filme da Icon, a Paramount e a Dreamworks preparam suas versões da história. Depois que "O Senhor dos Anéis" mostrou o potencial dos épicos de batalha, sai da frente...

Nenhum comentário: